domingo, 4 de novembro de 2012

Invasões holandesas
ATIVIDADES PARA AS TURMAS 701, 702 E 703
Estas atividades estão substituindo a prova mensal.


1. (Fuvest-SP) Os holandeses invadiram o Brasil pressionados pela necessidade de:
a) romper o bloqueio econômico, com o qual a União Ibérica pretendia subjugar as Províncias
Unidas.
b) defender o monopólio africano do tráfico de escravos, ameaçado pelo acordo comercial angloespanhol.
c) conquistar novos mercados, devido à fragmentação do Império Flamengo na Ásia Oriental.
d) recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
português.
e) expandir o calvinismo na América do Sul, em razão das perseguições religiosas nas Províncias
Unidas.

2. (PUC-SP) A expulsão dos holandeseS do Brasil alterou a vida econômico-financeira da Metrópole portuguesa porque:
a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.
b) permitiu que Portugal retomasse o total controle da produção açucareira brasileira.
c) favoreceu o consumo do açúcar, tendo em vista a quebra do monopólio de distribuição no mercado internacional.
d) assegurou ao governo português a ampliação de suas rendas, pela estatização dos engenhos
holandeses em Pernambuco.
e) permitiu maiores lucros, pela introdução de novas técnicas de produção nos engenhos do Nordeste.

3. O domínio de Espanha sobre Portugal ficou conhecido como União Ibérica e durou de 1580 a
1640. Explique como se deu essa União Ibérica.

4. Pesquise sobre Calabar e  produza um texto sobre a sua visão de Calabar. Herói ou vilão.

51 comentários:

  1. victoria 802

    A divisão, e harmonia dos Poderes Politicos é o principio conservador dos Direitos dos Cidadãos, e o mais seguro meio de fazer effectivas as garantias, que a Constituição offerece.

    Os Poderes Politicos reconhecidos pela Constituição do Imperio do Brazil são quatro: o Poder Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo, e o Poder Judicial.

    ResponderExcluir
  2. Turma:703
    Aluno:Stefany paula de oliveira
    Questões:

    1) D- recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2) A- permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

    3) União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    4) Calabar: Pouco se sabe sobre ele. Nasceu em alagoas então partiu integrante da Capitania de Pernanbuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudava com os jesuítas e, fazedno dinheiro com o contrabando, chega a torna senhor de terras e engenhos. Varios tronistas qualificam, no entando, Calabar de mameluco e não de mulato.

    ResponderExcluir
  3. Anna Julia turma:702 sala:15 prof: maria aparecida
    1)a) romper o bloqueio econômico, com o qual a União Ibérica pretendia subjugar as Províncias

    2)a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses

    3)3) União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirenéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernoso período em que os portugueses espanhóis foi governado pelo mesmo rei da Espanha

    4)Calabar: Pouco se sabe sobre ele. Nasceu em alagoas então partiu integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudava com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a torna senhor de terras e engenhos. Vários tonistas qualificam, no enteando, Calabar de mameluco e não de mulato
    ele foi herói ou vilão?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. turma:702
    aluno:anne karolaynne
    questoes:

    1)recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2) favoreceu o consumo do açúcar, tendo em vista a quebra do monopólio de distribuição no mercado internacional.
    d) assegurou ao governo português a ampliação de suas rendas, pela estatização dos engenhos

    3)União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    A unificação da península havia sido desde há séculos um objetivo dos monarcas da região. Sancho III de Navarra e Afonso VII de Leão e Castela ambos tomaram o título de Imperator totius Hispaniae, que significa "Imperador de Toda a Hispania".[2] A união poderia ter sido alcançada antes se Miguel da Paz (1498-1500), Príncipe de Portugal e das Astúrias, filho do primeiro casamento do rei D. Manuel I com a infanta Isabel de Aragão, tivesse chegado a rei, mas este morreu na infância.

    A história de Portugal desde a crise de sucessão iniciada em 1578 até aos primeiros monarcas da dinastia de Bragança foi um período de transição. O Império Português estava no auge no início deste período.

    Ao longo do século XVII, a crescente predação às feitorias portuguesas no Oriente por holandeses, ingleses e franceses, e a rápida intrusão no comércio atlântico de escravos, minou o lucrativo monopólio português no comércio oceânico de especiarias e no tráfico de escravos, iniciando um longo declínio. Em menor medida, o desvio de riqueza de Portugal pela monarquia dos Habsburgo para sustentar o lado católico na Guerra dos Trinta Anos, também criou tensões dentro da união, embora Portugal tenha beneficiado do poderio militar espanhol para ajudar a manter o Brasil e impedir o comércio holandês. Estes eventos, e aqueles que ocorreram no final da dinastia de Aviz e no período da união ibérica, levaram Portugal a um estado de dependência das suas colónias, primeiro da Índia e depois o Brasil.

    4)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. TURMA:702
    NOME:KEILLA,ANGELICA
    Questões:

    1)d) recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2)a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

    3)União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    ResponderExcluir
  8. Sthefani turma:702

    1-d) recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2-a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

    3-União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    4-Pouco se sabe desse personagem controverso da História do Brasil: nasce em Alagoas, então parte integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudara com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a tornar-se senhor de terras e engenhos. Vários cronistas qualificam, no entanto, Calabar de mameluco e não de mulato.

    ResponderExcluir
  9. 1 resposta D
    2 resposta c
    3 reesposta
    Com o desaparecimento de D.Sebastião e posteriormente a morte de D. Henrique I, Portugal ficou sob união pessoal com a Espanha, e foi governada pelos três reis Filipes (Filipe II, Filipe III e Filipe IV, dos quais se subtrai um número quando referentes a Portugal e ao Brasil). Isso virtualmente acabou com a linha divisória do meridiano das Tordesilhas e permitiu que o Brasil se expandisse para o oeste.

    4 resposta
    Umpersonagem controverso da história brasileira. Preferiu tomar partido ao lado dos holandeses contra a coroa portuguesa. Existe uma dicotomia entre ser herói ou traidor. Não quero dizer aqui que há um erro histórico, mas sabemos que o Regime militar com sua censura, através dos veículos de comunicação, passavam ao povo imagens que precisam ser questionadas em sua veracidade. Inclusive, para ilutrar um pouco esse ocorrido, Chico Buarque fez uma peça teatral intitulada "Calabar: O Elogio da Traição".

    ResponderExcluir
  10. Geisla graziele turma :703 .1-d) recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2-a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

    3-União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    4-Pouco se sabe desse personagem controverso da História do Brasil: nasce em Alagoas, então parte integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudara com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a tornar-se senhor de terras e engenhos. Vários cronistas qualificam, no entanto, Calabar de mameluco e não de mulato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .1-d) recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
      português.

      Excluir
  11. nome:Ellen
    turma:703
    1)e)expandir o calvinismo na america do sul em,razão das perceguições religiosas nas provincias unidas
    2)a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.
    3)3)3) União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirenéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernoso período em que os portugueses espanhóis foi governado pelo mesmo rei da Espanha
    Em 1631, os holandeses conquistaram Ilha de Itamaracá, mas a expansão de seus domínios foi muito lenta. A defesa brasileira, comandada pelo português Matias de Albuquerque, usava uma tática de guerrilhas e, por meio de emboscadas, enfraquecia o exército inimigo. Portugal, por sua vez, mandou como reforço uma armada de mais de 50 navios. Em setembro deste mesmo ano, também desembarcavam tropas espanholas para ajudar na defesa da terra.

    No entanto, o descontentamento dos brasileiros que lutavam ao lado dos portugueses aumentava cada vez mais, devido aos maus tratos que recebiam e o pouco reconhecimento que tinham pelos seus serviços. Por outro lado, os holandeses passaram a oferecer recompensas a quem com eles colaborasse.

    Em 22 de abril de 1632, Calabar se aliou aos holandeses. Embora o significado de seu gesto e suas intenções jamais tenham sido totalmente esclarecidos, as conseqüências de sua atitude mudaram os rumos do conflito.

    Domingos Fernandes Calabar aceitou o posto de major, que lhe foi oferecido, exigindo apenas informações detalhadas sobre o tratamento que seria dado aos brasileiros em caso de vitória holandesa. Em carta dirigida ao governador da capitania, Matias de Albuquerque, Calabar afirmou que passou para o outro lado não como traidor, mas como patriota, vendo que os holandeses procuravam implantar a liberdade no Brasil, enquanto os portugueses e espanhóis tinham interesse em escravizar o nosso país.

    No período entre abril de 1632 e julho de 1635, Calabar foi responsável por grande parte das vitórias dos holandeses sobre os portugueses. Lutando contra seus antigos companheiros, revelou tudo o que sabia aos invasores. Com sua ajuda, os holandeses conquistaram várias cidades em Pernambuco. Incursionaram também, com sucesso, pelas capitanias da Paraíba e do Rio Grande do Norte, derrotando importantes centros de resistência hispano-portuguesa.

    ResponderExcluir
  12. 1 resposta d
    2 resposta c
    3 resposta

    Várias expedições exploratórias do interior (chamado de "os sertões") foram organizadas, fosse sob ordens diretas da Coroa ("entradas") ou por caçadores de escravos paulistas ("bandeiras", donde o nome "bandeirantes"). Estas expedições duravam anos e tinham o objetivo principalmente de capturar índios como escravos e encontrar pedras preciosas e metais valiosos, como ouro e prata. Foram bandeirantes famosos, entre outros, Fernão Dias, Bartolomeu Bueno da Silva (Anhangüera), Raposo Tavares, Domingos Jorge Velho, Borba Gato e Antônio
    4 resposta
    O nome de FERNANDES CALABAR sempre esteve ligado à idéia de traição desde o período em que teve a consciência de que era melhor lutar do lado dos holandeses (1630-1654) do que permanecer do lado da União Ibérica (Portugal e Espanha). Não podemos nos esquecer que o atual Estado brasileiro foi uma colônia da Espanha[1] por 60 anos, ou seja, de 1580 a 1640.

    - Será que realmente esse senhor mestiço, que desconhecia quem era o seu genitor, com boa educação ministrada pelos jesuítas, que era dono de engenhos de açúcar e descriminado pelos brancos portugueses pela cor da sua pele pode ser chamado de traidor? Graças à possibilidade de revisão de documentos históricos e fatos históricos recentemente revelados essa visão de que ele seria um traidor vem sendo revista.

    ResponderExcluir
  13. 4)Calabar: Pouco se sabe sobre ele. Nasceu em alagoas então partiu integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudava com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a torna senhor de terras e engenhos. Vários tonistas qualificam, no enteando, Calabar de mameluco e não de mulato
    ele foi herói ou vilão?

    ResponderExcluir
  14. andre e lucas e iago
    turma:701
    1)a) romper o bloqueio econômico, com o qual a União Ibérica pretendia subjugar as Províncias

    2)a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses

    3)3) União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirenéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernoso período em que os portugueses espanhóis foi governado pelo mesmo rei da Epanha

    ResponderExcluir
  15. 1-d) recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2-a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

    3-União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    4-Pouco se sabe desse personagem controverso da História do Brasil: nasce em Alagoas, então parte integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudara com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a tornar-se senhor de terras e engenhos. Vários cronistas qualificam, no entanto, Calabar de mameluco e não de mulato.

    ResponderExcluir
  16. Ana Carolina e Patricia Brenda turma 701

    1.d) recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2.a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

    3. União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirenéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    4.Domingos Fernandes Calabar nasceu em 1600 e morreu em 1635.ele foi um senhor do engenho na capitania de pernambuco,aliado os neerlandeses que invadiram o Nordeste do Brasil.

    ele foi um traidor,Por razões que nunca serão desvendadas inteiramente, Calabar mudou de lado, em abril de 1632. Por ambição, desejo de alguma recompensa entre os invasores, convicção de que estes seriam vitoriosos ao final, ou ainda mesmo por supor que aqueles colonizadores trariam maiores progressos à terra que os portugueses - o fato foi que Calabar traiu seus antigos aliados.
    Durante dois anos havia servido entre os seus conterrâneos, foi ferido duas vezes e ganhou alguma reputação.



    ResponderExcluir
  17. Marcos paulo 701 eliel 701
    1)recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2) favoreceu o consumo do açúcar, tendo em vista a quebra do monopólio de distribuição no mercado internacional.
    d) assegurou ao governo português a ampliação de suas rendas, pela estatização dos engenhos

    3)União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéumas de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa. Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    4) Um personagem controverso da história brasileira. Preferiu tomar partido ao lado dos holandeses contra a coroa portuguesa. Existe uma dicotomia entre ser herói ou traidor. Não quero dizer aqui que há um erro histórico, mas sabemos que o Regime militar com sua censura, através dos veículos de comunicação, passavam ao povo imagens que precisam ser questionadas em sua veracidade. Inclusive, para ilustrar um pouco esse ocorrido, Chico Buarque fez uma peça teatral intitulada "Calabar: O Elogio da Traição".

    ResponderExcluir
  18. 1.d) recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2.a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

    3. União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirenéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    4.Domingos Fernandes Calabar nasceu em 1600 e morreu em 1635.ele foi um senhor do engenho na capitania de pernambuco,aliado os neerlandeses que invadiram o Nordeste do Brasil.

    ele foi um traidor,Por razões que nunca serão desvendadas inteiramente, Calabar mudou de lado, em abril de 1632. Por ambição, desejo de alguma recompensa entre os invasores, convicção de que estes seriam vitoriosos ao final, ou ainda mesmo por supor que aqueles colonizadores trariam maiores progressos à terra que os portugueses - o fato foi que Calabar traiu seus antigos aliados.
    Durante dois anos havia servido entre os seus conterrâneos, foi ferido duas vezes e ganhou alguma reputação.

    ResponderExcluir
  19. sou o cayke manuell silva antunes turma 701
    1a) romper o bloqueio econômico, com o qual a União Ibérica pretendia subjugar as Províncias
    Unidas.
    2a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.
    3) União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirenéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernoso período em que os portugueses espanhóis foi governado pelo mesmo rei da Espanha
    4Eroi Calabra o elogio da triçao

    ResponderExcluir
  20. KRISLEY SANTOS 701

    1.a) romper o bloqueio econômico, com o qual a União Ibérica pretendia subjugar as Províncias
    Unidas.
    2.b) permitiu que Portugal retomasse o total c
    ontrole da produção açucareira brasileira.
    3.filipe segundo neto de um rei portugues conseguiu se apossar do trno de portugal formava-se a uniao iberica
    4. Domingos Fernandes Calabar (c. 1600 — 1635) foi um senhor de engenho na capitania de Pernambuco, aliado dos neerlandeses que invadiram o Nordeste do Brasil.
    ele foi um traidor, Por razões que nunca serão desvendadas inteiramente, Calabar muda de lado, em abril de 1632. Por ambição, desejo de alguma recompensa entre os invasores, convicção de que estes seriam vitoriosos ao final, ou ainda mesmo por supor que aqueles colonizadores trariam maiores progressos à terra que os portugueses - o fato foi que Calabar traiu seus antigos aliados.
    Durante dois anos havia servido entre os seus conterrâneos, foi ferido duas vezes e ganhou alguma reputação.

    ResponderExcluir
  21. aluno:cristiana gomes da rocha
    turma:702
    questoes:
    1)recurpera o mercado açucareiro pedido por ocasiao recuperaçao de d.joão vi no trono portugues
    2)favorece o consumo do açucar tendo em vista o quebra do menopolio de distribuiçao no mercado internacional.

    ResponderExcluir
  22. Higor Turma: 702

    1-d) recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2-a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

    3-União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    4-Pouco se sabe desse personagem controverso da História do Brasil: nasce em Alagoas, então parte integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudara com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a tornar-se senhor de terras e engenhos. Vários cronistas qualificam, no entanto, Calabar de mameluco e não de mulato.

    ResponderExcluir
  23. nome:Bruna diovânnia ferreira do patrocinio prof: Maria aparecida turma:702 RESPOSTA: (01) d) recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português. (02)a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.(03)3-União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.(04)4. Domingos Fernandes Calabar (c. 1600 — 1635) foi um senhor de engenho na capitania de Pernambuco, aliado dos neerlandeses que invadiram o Nordeste do Brasil.
    ele foi um traidor, Por razões que nunca serão desvendadas inteiramente, Calabar muda de lado, em abril de 1632. Por ambição, desejo de alguma recompensa entre os invasores, convicção de que estes seriam vitoriosos ao final, ou ainda mesmo por supor que aqueles colonizadores trariam maiores progressos à terra que os portugueses - o fato foi que Calabar traiu seus antigos aliados.
    Durante dois anos havia servido entre os seus conterrâneos, foi ferido duas vezes e ganhou alguma reputação.

    ResponderExcluir
  24. brenda 702
    3)3) União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirenéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernoso período em que os portugueses espanhóis foi governado pelo mesmo rei da Espanha

    ResponderExcluir
  25. nome:Bruna diovânnia ferreira do patrocinio prof: Maria aparecida turma:702 RESPOSTA: (01) d) recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português. (02)a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.(03)3-União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.(04)4. Domingos Fernandes Calabar (c. 1600 — 1635) foi um senhor de engenho na capitania de Pernambuco, aliado dos neerlandeses que invadiram o Nordeste do Brasil.
    ele foi um traidor, Por razões que nunca serão desvendadas inteiramente, Calabar muda de lado, em abril de 1632. Por ambição, desejo de alguma recompensa entre os invasores, convicção de que estes seriam vitoriosos ao final, ou ainda mesmo por supor que aqueles colonizadores trariam maiores progressos à terra que os portugueses - o fato foi que Calabar traiu seus antigos aliados.
    Durante dois anos havia servido entre os seus conterrâneos, foi ferido duas vezes e ganhou alguma reputação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOME:Larissa carolina TURMA:702 (1)d-recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
      português. (2)a- permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses. (3)União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirenéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.
      (4)4.Domingos Fernandes Calabar nasceu em 1600 e morreu em 1635.ele foi um senhor do engenho na capitania de pernambuco,aliado os neerlandeses que invadiram o Nordeste do Brasil.

      ele foi um traidor,Por razões que nunca serão desvendadas inteiramente, Calabar mudou de lado, em abril de 1632. Por ambição, desejo de alguma recompensa entre os invasores, convicção de que estes seriam vitoriosos ao final, ou ainda mesmo por supor que aqueles colonizadores trariam maiores progressos à terra que os portugueses - o fato foi que Calabar traiu seus antigos aliados.
      Durante dois anos havia servido entre os seus conterrâneos, foi ferido duas vezes e ganhou alguma reputação.

      Excluir
  26. brenda 702
    4-Pouco se sabe desse personagem controverso da História do Brasil: nasce em Alagoas, então parte integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudara com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a tornar-se senhor de terras e engenhos. Vários cronistas qualificam, no entanto, Calabar de mameluco e não de mulato.

    ResponderExcluir
  27. nome:tamiris luana alves costa
    turma:702
    prof:maria aparecida

    1) d- recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.
    2) A- permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.
    3)União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirenéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernoso período em que os portugueses espanhóis foi governado pelo mesmo rei da Espanha
    4) Calabar: Pouco se sabe sobre ele. Nasceu em alagoas então partiu integrante da Capitania de Pernanbuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudava com os jesuítas e, fazedno dinheiro com o contrabando, chega a torna senhor de terras e engenhos. Varios tronistas qualificam, no entando, Calabar de mameluco e não de mulato.

    ResponderExcluir
  28. brenda 702
    2-a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses

    ResponderExcluir
  29. brenda 702
    1)a) romper o bloqueio econômico, com o qual a União Ibérica pretendia subjugar as Províncias

    ResponderExcluir
  30. Turma: 703
    nomes:bruna e karina

    1) D- recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2) A- permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

    3) União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    4) Calabar: Pouco se sabe sobre ele. Nasceu em alagoas então partiu integrante da Capitania de Pernanbuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudava com os jesuítas e, fazedno dinheiro com o contrabando, chega a torna senhor de terras e engenhos. Varios tronistas qualificam, no entando, Calabar de mameluco e não de mulato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Draele Pereira Da Cruz turma:703

      (1) D- recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
      português.

      (2)a- permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

      (3)União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirenéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernoso período em que os portugueses espanhóis foi governado pelo mesmo rei da Espanha


      (04)Domingos Fernandes Calabar (c. 1600 — 1635) foi um senhor de engenho na capitania de Pernambuco, aliado dos neerlandeses que invadiram o Nordeste do Brasil.
      ele foi um traidor, Por razões que nunca serão desvendadas inteiramente, Calabar muda de lado, em abril de 1632. Por ambição, desejo de alguma recompensa entre os invasores, convicção de que estes seriam vitoriosos ao final, ou ainda mesmo por supor que aqueles colonizadores trariam maiores progressos à terra que os portugueses - o fato foi que Calabar traiu seus antigos aliados.
      Durante dois anos havia servido entre os seus conterrâneos, foi ferido duas vezes e ganhou alguma reputação.

      Excluir
  31. nome:yurie kelvin 703

    1.d) recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.
    2.a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado
    pelos holandeses.
    3. União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirenéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernoso período em que os portugueses espanhóis foi governado pelo mesmo rei da Espanha
    4.Pouco se sabe desse personagem controverso da História do Brasil: nasce em Alagoas, então parte integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudara com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a tornar-se senhor de terras e engenhos. Vários cronistas qualificam, no entanto, Calabar de mameluco e não de mulato.

    ResponderExcluir
  32. NOME:isabella christina martins
    TURMA:703
    1)e)expandir o calvinismo na america do sul em,razão das perceguições religiosas nas provincias unidas
    2)a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.
    3)3)3) União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirenéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernoso período em que os portugueses espanhóis foi governado pelo mesmo rei da Espanha
    Em 1631, os holandeses conquistaram Ilha de Itamaracá, mas a expansão de seus domínios foi muito lenta. A defesa brasileira, comandada pelo português Matias de Albuquerque, usava uma tática de guerrilhas e, por meio de emboscadas, enfraquecia o exército inimigo. Portugal, por sua vez, mandou como reforço uma armada de mais de 50 navios. Em setembro deste mesmo ano, também desembarcavam tropas espanholas para ajudar na defesa da terra.

    No entanto, o descontentamento dos brasileiros que lutavam ao lado dos portugueses aumentava cada vez mais, devido aos maus tratos que recebiam e o pouco reconhecimento que tinham pelos seus serviços. Por outro lado, os holandeses passaram a oferecer recompensas a quem com eles colaborasse.

    Em 22 de abril de 1632, Calabar se aliou aos holandeses. Embora o significado de seu gesto e suas intenções jamais tenham sido totalmente esclarecidos, as conseqüências de sua atitude mudaram os rumos do conflito.

    Domingos Fernandes Calabar aceitou o posto de major, que lhe foi oferecido, exigindo apenas informações detalhadas sobre o tratamento que seria dado aos brasileiros em caso de vitória holandesa. Em carta dirigida ao governador da capitania, Matias de Albuquerque, Calabar afirmou que passou para o outro lado não como traidor, mas como patriota, vendo que os holandeses procuravam implantar a liberdade no Brasil, enquanto os portugueses e espanhóis tinham interesse em escravizar o nosso país.

    No período entre abril de 1632 e julho de 1635, Calabar foi responsável por grande parte das vitórias dos holandeses sobre os portugueses. Lutando contra seus antigos companheiros, revelou tudo o que sabia aos invasores. Com sua ajuda, os holandeses conquistaram várias cidades em Pernambuco. Incursionaram também, com sucesso, pelas capitanias da Paraíba e do Rio Grande do Norte, derrotando importantes centros de resistência hispano-portuguesa.
    4)Calabar: Pouco se sabe sobre ele. Nasceu em alagoas então partiu integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudava com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a torna senhor de terras e engenhos. Vários tonistas qualificam, no enteando, Calabar de mameluco e não de mulato
    ele foi herói ou vilão?

    ResponderExcluir
  33. yasmin 702
    1)d)recuperar o mercado perdido por ocasião da restauração de D.joão VI no trono potugues
    2)a)permitiu aos portugueses retornar o controle técnico do processo do açucar dominado pelos honladeses
    3)União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.
    4)Pouco se sabe desse personagem controverso da História do Brasil: nasce em Alagoas, então parte integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudara com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a tornar-se senhor de terras e engenhos. Vários cronistas qualificam, no entanto, Calabar de mameluco e não de mulato.
    Por razões que nunca serão desvendadas inteiramente, Calabar muda de lado, em abril de 1632. Por ambição, desejo de alguma recompensa entre os invasores, convicção de que estes seriam vitoriosos ao final, ou ainda mesmo por supor que aqueles colonizadores trariam maiores progressos à terra que os portugueses - o fato foi que Calabar traiu seus antigos aliados.
    Durante dois anos havia servido entre os seus conterrâneos, foi ferido duas vezes e ganhou alguma reputação. Dele afirma Robert Southey (História do Brasil, vol. I, página 349):
    Se, cometido algum crime, fugiu para escapar ao castigo; se o tratamento recebido dos comandantes o desgostou; ou, se o que é mais provável, com a traição, esperou melhorar de fortuna, é o que se não sabe. Mas foi o primeiro pernambucano que desertou para os neerlandeses, e se a estes fosse dado dentre todos fazer seleção de um, não teriam escolhido outro, tão ativo, sagaz, empreendedor e desesperado era ele, nem havia quem melhor conhecesse o país e a costa.
    A vantagem mudara de lado - e os holandeses passam a conquistar mais e mais territórios, agora tendo ao seu lado o conhecimento de que necessitavam: conquistaram as vilas de Goiana e de Igaraçu, a ilha de Itamaracá e até o forte do Rio Formoso.
    Seu auxílio foi tão precioso que até o forte dos Três Reis Magos, no Rio Grande do Norte, caiu sob domínio dos invasores que, com participação direta de Calabar destroem o engenho do Ferreiro Torto. Seu domínio estendia-se, então, do Rio Grande até o Recife. Além de Calabar, aderem à proposta cristãos-novos, negros, índios e mulatos.

    ResponderExcluir
  34. turma:702
    aluno:anne karolaynne
    questao:

    4)Calabar: Pouco se sabe sobre ele. Nasceu em alagoas então partiu integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudava com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a torna senhor de terras e engenhos. Vários tonistas qualificam, no enteando, Calabar de mameluco e não de mulato
    ele foi herói ou vilão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. turma:702
      aluno:cristiana gomes da rocha
      questoes :
      1)alabar: Pouco se sabe sobre ele. Nasceu em alagoas então partiu integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudava com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a torna senhor de terras e engenhos. Vários tonistas qualificam, no enteando, Calabar de mameluco e não de mulato
      ele foi herói ou vilão?

      Excluir
  35. alex 702 1)d) recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    ResponderExcluir
  36. alex 702 2)a) permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

    ResponderExcluir
  37. romario 702

    1 D- recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2 a- permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

    3-União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    4-trégua, que vigora até 1621, quando retomam os embates.

    Funda-se, então, na Holanda, a "Geoctroyerd Westindische Companie" - A Companhia das Índias Ocidentais. Tendo invadido a Bahia, dali foram expulsos, em 1625. Continuaram atacando naus ibéricas e, a 13 de fevereiro de 1630 iniciam o ataque a Olinda.

    O neto de Duarte Coelho, Matias de Albuquerque, vindo da Espanha, viaja ao Brasil a fim de coordenar a defesa do país. Pouco auxílio deram-lhe em Portugal (27 soldados), mas chegando arregimenta dentre os nativos homens que pudessem auxiliar na defesa. Apesar disto, perde primeiro Olinda, e depois o Recife. Retirando-se, iniciando um combate em guerrilhas, que duras derrotas infligiam aos invasores.

    Para estas emboscadas, muito contribuíra Domingos Fernandes Calabar, profundo conhecedor do território - composto, no litoral, de baías, mangues, rios e praias - aos quais os neerlandeses estavam acostumados - e no interior pelas matas, às quais este povo costeiro não se adaptara.

    Comerciante e contrabandista, Calabar vivia a percorrer aqueles caminhos, e com seu auxílio viram-se os neerlandeses forçados a abandonar Olinda, que incendeiam, concentrando-se no Recife.
    ele foi heroi

    ResponderExcluir
  38. alex 702 3) 3) União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    ResponderExcluir
  39. 4)Calabar: Pouco se sabe sobre ele. Nasceu em alagoas então partiu integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudava com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a torna senhor de terras e engenhos. Vários tonistas qualificam, no enteando, Calabar de mameluco e não de mulato
    ele foi herói ou vilão?

    ResponderExcluir
  40. 2 a- permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3-União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos. AMIRES E LORRAYNE

      Excluir
  41. 1 D- recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    ResponderExcluir
  42. 4-trégua, que vigora até 1621, quando retomam os embates.

    Funda-se, então, na Holanda, a "Geoctroyerd Westindische Companie" - A Companhia das Índias Ocidentais. Tendo invadido a Bahia, dali foram expulsos, em 1625. Continuaram atacando naus ibéricas e, a 13 de fevereiro de 1630 iniciam o ataque a Olinda.

    O neto de Duarte Coelho, Matias de Albuquerque, vindo da Espanha, viaja ao Brasil a fim de coordenar a defesa do país. Pouco auxílio deram-lhe em Portugal (27 soldados), mas chegando arregimenta dentre os nativos homens que pudessem auxiliar na defesa. Apesar disto, perde primeiro Olinda, e depois o Recife. Retirando-se, iniciando um combate em guerrilhas, que duras derrotas infligiam aos invasores.

    Para estas emboscadas, muito contribuíra Domingos Fernandes Calabar, profundo conhecedor do território - composto, no litoral, de baías, mangues, rios e praias - aos quais os neerlandeses estavam acostumados - e no interior pelas matas, às quais este povo costeiro não se adaptara.

    Comerciante e contrabandista, Calabar vivia a percorrer aqueles caminhos, e com seu auxílio viram-se os neerlandeses forçados a abandonar Olinda, que incendeiam, concentrando-se no Recife.
    ele foi heroi

    ResponderExcluir
  43. nome:marcelo vitor turma:703

    1) D- recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2) A- permitiu aos portugueses retomar o controle técnico do processo de refinação do açúcar, dominado pelos holandeses.

    3) União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    4) Calabar: Pouco se sabe sobre ele. Nasceu em alagoas então partiu integrante da Capitania de Pernanbuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudava com os jesuítas e, fazedno dinheiro com o contrabando, chega a torna senhor de terras e engenhos. Varios tronistas qualificam, no entando, Calabar de mameluco e não de mulato.

    ResponderExcluir
  44. turma:701
    nome:andre,lucas luciano,iago
    4)Calabar: Pouco se sabe sobre ele. Nasceu em alagoas então partiu integrante da Capitania de Pernambuco, por volta de 1600. Foi batizado na fé católica no dia 15 de março de 1610. Mulato, estudava com os jesuítas e, fazendo dinheiro com o contrabando, chega a torna senhor de terras e engenhos. Vários tonistas qualificam, no enteando, Calabar de mameluco e não de mulato
    ele foi herói ou vilão?

    ResponderExcluir
  45. Nome:Ellen caroline
    turma:703

    1)recuperar o mercado açucareiro, perdido por ocasião da restauração de D. João VI no trono
    português.

    2) favoreceu o consumo do açúcar, tendo em vista a quebra do monopólio de distribuição no mercado internacional.
    d) assegurou ao governo português a ampliação de suas rendas, pela estatização dos engenhos

    3)União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica a sul do Pirinéus de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.[1] Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. O termo união ibérica é uma criação de historiadores modernos.

    A unificação da península havia sido desde há séculos um objetivo dos monarcas da região. Sancho III de Navarra e Afonso VII de Leão e Castela ambos tomaram o título de Imperator totius Hispaniae, que significa "Imperador de Toda a Hispania".[2] A união poderia ter sido alcançada antes se Miguel da Paz (1498-1500), Príncipe de Portugal e das Astúrias, filho do primeiro casamento do rei D. Manuel I com a infanta Isabel de Aragão, tivesse chegado a rei, mas este morreu na infância.

    A história de Portugal desde a crise de sucessão iniciada em 1578 até aos primeiros monarcas da dinastia de Bragança foi um período de transição. O Império Português estava no auge no início deste período.

    Ao longo do século XVII, a crescente predação às feitorias portuguesas no Oriente por holandeses, ingleses e franceses, e a rápida intrusão no comércio atlântico de escravos, minou o lucrativo monopólio português no comércio oceânico de especiarias e no tráfico de escravos, iniciando um longo declínio. Em menor medida, o desvio de riqueza de Portugal pela monarquia dos Habsburgo para sustentar o lado católico na Guerra dos Trinta Anos, também criou tensões dentro da união, embora Portugal tenha beneficiado do poderio militar espanhol para ajudar a manter o Brasil e impedir o comércio holandês. Estes eventos, e aqueles que ocorreram no final da dinastia de Aviz e no período da união ibérica, levaram Portugal a um estado de dependência das suas colónias, primeiro da Índia e depois o Brasil.

    ResponderExcluir