terça-feira, 22 de março de 2022

Atividades sobre a Segunda Guerra Mundial e o Estado Novo - 3º ano E.M.

 Leia atentamente o texto do historiador Eric Hobsbawm e responda as perguntas 1 e 2:


Outro motivo, porém, era a nova impessoalidade da guerra que tornava o matar e o estropiar uma consequência remota de apertar um botão ou virar uma alavanca. A tecnologia tornava suas vítimas invisíveis, como não podiam fazer as pessoas esvisceradas por baionetas ou vistas pelas miras de armas de fogo. Diante dos canhões permanentemente fixos da Frente Ocidental, estavam não homens, mas estatísticas. La embaixo dos bombardeios aéreos estavam não pessoas que iam ser queimadas e evisceradas, mas somente alvos.

Rapazes delicados, que certamente não teriam desejado enfiar uma baioneta na barriga de uma jovem aldeã gravida, podiam com muito mais facilidade jogar altos explosivos sobre Londres ou Berlim, ou bombas nucleares em Nagasaki. Diligentes burocratas alemães, que certamente teriam achado repugnante tanger eles próprios judeus mortos de fome para abatedouros, podiam organizar os horários de trem para o abastecimento regular de comboios de morte para os campos de extermínio poloneses, com menos senso de envolvimento pessoal.

As maiores crueldades do nosso século (século XX) foram crueldades impessoais decididas a distância, de sistema e de rotina, sobretudo quando podiam ser justificadas como lamentáveis necessidades operacionais. Assim o mundo acostumou-se a expulsão e matança compulsórias em escala astronômica, fenômenos tão conhecidos que foi preciso inventar novas palavras para eles: “sem Estado” (apátridas) ou “genocídio”.

(Adaptado de HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 57).

 

1. A qual episódio da história da humanidade o historiador está se referindo?

a) Holocausto

b) Kamikazes

c) Bombas nucleares

d) Guerra civil-militar da SS


2. Qual foi a solução encontrada pelos integrantes do Estado Nazista para adaptar às demandas de extermínio de pessoas na guerra sem o total envolvimento com essas mortes?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Um novo tipo de Estado nasceu após 1930, distinguindo-se do Estado oligárquico não apenas pela centralização e pelo maior grau de autonomia como também por outros elementos. Devemos acentuar pelo menos três dentre eles: 1. a atuação econômica, voltada gradativamente para os objetivos de promover a industrialização; 2. a atuação social, tendente a dar algum tipo de proteção aos trabalhadores urbanos, incorporando-os, a seguir, a uma aliança de classes promovida pelo poder estatal; 3. o papel central atribuído às Forças Armadas – em especial o Exército – como suporte da criação de uma indústria de base e sobretudo como fator de garantia da ordem interna. 

(FAUSTO, Boris. História do Brasil. 6aed. São Paulo: Edusp,1998. p.327).


a) Segundo o historiador, Boris Fausto. Quais as características sociais que estiveram com maior destaque no Estado brasileiro a partir de 1930?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) Pode-se dizer que Vargas modificou radicalmente a política brasileira exclusivamente por conta do apoio das Forças armadas?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4) Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta:


"Falo na qualidade de membro e dirigente do único partido verdadeiramente nacional... Nós, comunistas, que vivemos sempre na ilegalidade, sentimos bem o quanto difere esta nova época daqueles tempos de antes da guerra, em que vivíamos perseguidos, insultados e vilmente caluniados. Mas dez anos de guerra e perseguições contra o comunismo fizeram do nosso povo o mais comunista da América (...) comunista para o nosso povo é aquele que de maneira mais firme e consequente luta contra o estado de coisas intoleráveis e injustas predominantes em nossa terra; comunista é o que quer a negação disso que aí temos, a negação da miséria e da fome, a negação do atraso e do analfabetismo... " 

(Discurso de Luiz Carlos Prestes, em 22 de maio de 1945, no Estádio do Vasco da Gama, São Januário, Rio de Janeiro)

Esse discurso público de Luís Carlos Prestes, um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro, evidencia o fato de:


a) Vargas ter se filiado ao PCB após a Segunda Guerra.

b) uma nova Intentona Comunista ter sido realizada no Rio de Janeiro.

c) o líder comunista ter sido anistiado pelo Estado Novo.

d) Luís Carlos Prestes ter comandado uma nova “Coluna”.


5) (UFRN/2007). Em novembro de 1935, em Natal, Recife e Rio de Janeiro, eclodiu o levante conhecido como Intentona Comunista. O governo de Getúlio Vargas utilizou-se de tal evento para:


a) instituir a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), esvaziando a pauta de reivindicações da luta sindical.

b) decretar o estado de sítio e reprimir violentamente os movimentos de esquerda, acelerando o processo que culminaria no Estado Novo.

c) proibir qualquer tipo de organização operária, transformando o Ministério do Trabalho em substituto dos sindicatos.

d) legalizar os partidos de esquerda e permitir sua participação em eleições, inibindo as ações armadas comunistas.


6) Pesquise sobre o Estado Novo e o governo de Vargas e escreva um resumo, abordando :  

  • Como era a economia nesse período e qual a função do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário